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terça-feira, 27 de abril de 2010

Estado de Santa Catarina

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina
(Ocesc) concedeu – durante assembleia geral realizada na última
semana – o certificado de autogestão, também conhecido como selo
de certificação, a 16 cooperativas associadas. Instituído em
2005, o selo atesta as sociedades que cumprem com todas as
normas e requisitos que caracterizam uma verdadeira cooperativa
nos aspectos sociais, doutrinários, éticos e legais. “Trata-se
de um selo de qualidade concedido pela Ocesc às filiadas que
cumprem com eficiência os princípios e as práticas
cooperativistas”, resume o diretor superintendente Geci Pungan.

Explica que a concessão do selo leva em conta o Sistema de
Acompanhamento e Avaliação das Cooperativas, o programa de organização
do quadro social, a profissionalização da gestão e as ações de
intercooperação. Foram criados indicadores de valoração desses
instrumentos e definidos os procedimentos para fixação e alcance das
metas desejadas. “Ao atender esses requisitos, uma cooperativa é
proclamada autogestionada e merece o selo de qualidade.” Essa
certificação tem validade de dois anos, findos os quais a cooperativa
deverá se habilitar para nova concessão.

A Ocesc editou um manual de procedimentos e normas para a instituição e
implantação do Certificado de Autogestão do Cooperativismo Catarinense.
Para requerer o selo, a Cooperativa obrigatoriamente deve estar filiada
a Ocesc e participar do Programa de Autogestão do Cooperativismo
Catarinense.

Durante a assembléia geral da Ocesc, o presidente Marcos
Antônio Zordan coordenou a entrega dos certificados de
autogestão para uma cooperativa de consumo (a Cooper, de
Itajaí) e 15 cooperativas de crédito: Sicoob Central, Sicoob
Blucredi, Sicoob Crediserra, Sicoob Crediban, Sicoob
Oestecredi, Sicoob Creditapiranga, Trentocredi, Sicoob São
Miguel, Sicoob Crediaraucária, Unicred Florianópolis, Unicred
Oeste Catarinense, Unicred Sul Catarinense, Unicred Central,
Unicred Lages e Unicred Blumenau.



Assembléia da Ocesc avalia resultados das Cooperativas de SC

26/04/2010



O ano de 2009 foi repleto de dificuldades para alguns ramos do
cooperativismo, mas 2010 promete ser um período de recuperação. Essa é
uma das conclusões da assembleia geral anual que a Organização das
Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) promoveu na última
semana no Centro de Eventos Terrafirme, em São José, na região
metropolitana de Florianópolis.

A assembleia, sob o comando do presidente da Ocesc, Marcos Antonio
Zordan, deu sinal verde para a construção de sede própria e aprovou as
contas de 2009, ou seja, o relatório do Conselho de Administração e o
balanço patrimonial de 2009. Também discutiu e aprovou o plano de
trabalho e a proposta orçamentária para o exercício de 2010.

Em 2009, as cooperativas catarinenses ultrapassaram a barreira de 1
milhão de famílias associadas. Nesse período, as 256 sociedades
cooperativas faturam R$ 11,3 bilhões de reais, 3% acima do ano anterior.
O quadro geral do desempenho das cooperativas revela que, em 2009, o
número de associados cresceu 17%, subindo para 1.005.195 e o número de
empregados aumentou 6%, passando a 31.730. As cooperativas pagaram R$
534,5 milhões de reais em impostos (aumento de 10%) e fecharam o
exercício com patrimônio líquido 17% maior, ou seja, R$ 2 bilhões 796,9
milhões de reais. Saúde, crédito e consumo foram os ramos de maior
expansão.

Zordan destacou que, no ano passado, a Ocesc atuou para a aprovação do
código ambiental estadual, criação de linhas de crédito para o
cooperativismo. Através do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do
Cooperativismo), foram investidos 5 milhões de reais na capacitação de
mais de 80 mil dirigentes, funcionários e cooperados.

No ramo agropecuário, a Ocesc trabalhou para a criação do programa de
capitalização das cooperativas agropecuárias (Procap Agro). No ramo de
crédito, a conquista do marco legal do cooperativismo através da lei
complementar 130/09. No ramo do transporte, o destaque foi o convênio
com a ANTT para recadastramento in loco do associados das cooperativas
de transporte junto àquela agência reguladora.

No ramo de infraestrutura dois avanços foram registrados: na esfera
estadual, a exclusão das cooperativas de eletrificação rural do
pagamento das taxas pela utilização de áreas de domínio público; na
esfera nacional, a prorrogação para 2012 da revisão da tarifa periódica.
No ramo de saúde, a promoção do encontro nacional de cooperativas de
saúde e defesa técnica e institucional junto a ANS. No ramo de trabalho,
a implantação do programa nacional de conformidade minimizou confrontos
com o Ministério Público do Trabalho.

Os presidentes das Frentes Parlamentares do Cooperativismo (Frencoop) no
Congresso Nacional, deputado federal Odacir Zonta, e na Assembléia
Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Reno Caramori,
relataram as atividades desenvolvidas e os principais projetos em
tramitação.





Almoço Empresarial da ACIC nesta 3ª feira

Diretor da Dudalina apresentará relação da empresa com a Junior
Achievement

27/04/2010



O Almoço Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Chapecó
(ACIC) nesta terça-feira, 27 de abril, a partir das 12 horas, na cantina
do Cesec, terá como palestrante o diretor de exportação e varejo da
Dudalina, Rui Hess de Souza, que apresentará, além da história de
sucesso da empresa, a relação com a Junior Achievement, da qual a
Dudalina é mantenedora há mais de 10 anos. Ingressos para o Almoço
Empresarial pelo telefone 3323-4100. Vagas limitadas.

A empresa atua em vários programas da Junior, recrutando voluntários
para aplicação nas escolas. “A empresa tem um carinho muito especial por
esse programa, por aliar educação e empreendedorismo”, destaca o
empresário.

Em 2009, a Dudalina desenvolveu os projetos Nosso Planeta Nossa Casa,
Introdução ao Mundo dos Negócios, Economia Pessoal, Vantagens de
Permanecer na Escola, Atitude pelo Planeta, Miniempresa e Empresário
Sombra, com o envolvimento 521 alunos, 24 voluntários e 163 horas de
atuação.

Com 50 anos de história, a Dudalina S.A. se consolidou como um
importante referencial de moda masculina no País. Em sua trajetória, a
Dudalina adaptou-se às constantes mudanças de cenários mercadológicos e
regras da economia, adotando um posicionamento estratégico coerente e
capaz de perceber e entender as necessidades do consumidor.

Mais do que um negócio do ramo têxtil, a Dudalina se destaca na
distribuição de marcas fortes. Criadas para atender a diferentes
segmentos de mercado – homens com necessidades e desejos diferentes, as
marcas Dudalina, Individual e Base dispõem de um amplo mix de produtos,
produzidos com matéria-prima diferenciada, criando nos consumidores a
emoção de vestir-se e sentir-se bem.

Com quatro unidades fabris (Blumenau, Luis Alves e Presidente Getúlio,
em Santa Catarina, e Terra Boa, no Paraná), um show room em São Paulo e
mais de 1.200 colaboradores diretos, a Dudalina mantém seu padrão de
qualidade no processo de fabricação de camisas, calças e malhas. Dotadas
de equipamentos diversificados e avançada estrutura tecnológica, as
unidades fabris da empresa são responsáveis pela produção de mais de 2,5
milhões de peças ao ano.

A Dudalina desenvolve ações permanentes que buscam estimular e garantir
a qualidade de vida de seus colaboradores, através do seu programa de
Gestão de Pessoas e projeta para os próximos anos a expansão no varejo e
a sua consolidação como uma grande gestora de marcas, praticando sempre
os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.





Conselheiros da Acic recebem secretário de agricultura Enori Barbieri

26/04/2010



O Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó
(Acic) recebe, nesta terça-feira, 27, a partir das 18h30, no auditório
da entidade, o secretário de Estado da agricultura e vice-presidente da
Federação de Agricultura e Pecuária de SC (Faesc), Enori Barbieri, recém
empossado pelo governador Leonel Pavan.

A reunião será conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo,
Milton Sordi e terá na pauta a apresentação sobre “O Futuro do
Agronegócio no Oeste Catarinense” pelo secretário Barbieri.

Além dos conselheiros, também estão convidados os diretores da Acic e
empresários interessados.



Núcleos Setoriais da Acic aumentam em 260% o número de empresas

26/04/2010



Um café-da-manhã reuniu os coordenadores dos 16 Núcleos Setoriais da
Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), nesta semana, para
uma apresentação da evolução dos números para o presidente da entidade
João Carlos Stakonski e demais diretores, além do gerente executivo,
Fabio Magro. Utilizando gráficos reproduzidos em telão, o diretor de
desenvolvimento de núcleos setoriais, Francis Marcel Post, demonstrou um
crescimento de 260% no número de empresas nucleadas nos últimos quatro
anos.

Em 2006, a Acic abrigava seis núcleos (Automecânicas, Gráficas,
Farmácias e Drogarias, Empresas de Base Tecnológica, Centros de Formação
de Condutores e Agências de Viagem), com 70 empresas nucleadas o que
representava 11% do total de associados da entidade.

Em 2007, somaram-se mais quatro núcleos aos já existentes (Profissionais
da Beleza, Consultoras, Reflorestamento 1 e Jovem Empreendedor) passando
a 10 núcleos, com 140 empresas nucleadas e representando 14% dos
associados da Acic que passavam a 1.000 empresas.

No ano seguinte, 2008, com a abertura dos núcleos dos Empresários da
Efapi, Profissionais da Saúde e Reflorestamento 2, passaram a ser 13
núcleos setoriais com 190 empresas participantes, ou seja, 16% dos
associados da Acic estavam nucleados. Neste ano, o número de ações
chegou a 520 com envolvimento de mais de 16.700 pessoas, um recorde.

Já em 2009, a Acic abrigava 15 Núcleos Setoriais, com a entrada dos
Núcleos de Comércio Exterior e Logística Internacional e de Farmácias de
Manipulação. São 240 empresas que desenvolveram 485 ações durante o ano
e representam 19% dos associados da entidade (1.300 empresas).

Neste ano, já ocorreu a abertura do Núcleo de Reflorestamento 3,
passando para 16 organismos constituídos totalizando 260 empresas
nucleadas. “Trabalhamos com a demanda para abertura de núcleos de
Metalmecânica, Clínicas Veterinárias, Reflorestamento 4 e Organização de
Eventos”, antecipa a gerente de núcleos da Acic, Fabiane da Rosa.

Após a apresentação, cada coordenador falou sobre a principal meta para
este ano e o presidente da Acic, João Stakonski, valorizou os
empresários nucleados, destacando a importância das ações no dinamismo
da Acic. O gerente executivo Fabio Magro, também ressaltou a organização
atual e elogiou a condução dos trabalhos.

Outros assuntos abordados durante o encontro foram a Feira do
Empreendedor em Joinvile, de 27 a 30 de maio, com missão
empresarial gratuita, e a escolha dos seis membros da comissão
da Feira de Negócios prevista para a segunda metade de 2010.









27 à 29 de abril, em Joaçaba

Ocesc/Sescoop promove curso para conselheiros fiscais

26/04/2010





O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo
(Sescoop/SC) promove entre os dias 27 e 29 de abril, no Hotel
Jaraguá em Joaçaba, curso para conselheiros fiscais. O
coordenador de treinamento, Ramiro Hensel, explica que o
objetivo é capacitar estes profissionais para viabilizar a
autogestão, fornecendo noções sobre as principais atribuições,
esclarecendo as responsabilidades pertinentes ao cargo.

No curso, que será ministrado pelos professores Albino GawlaK,
da ACG, Dorly Dickel da Dickel & Maffi e Elvio Silveira da
Ocesc/Sescoop/SC, serão abordados tópicos como a construção de
valores morais, sociais e culturais, a cooperação na família,
na comunidade e na cooperativa, histórico e evolução do
cooperativismo, princípios do cooperativismo, legislação
cooperativista, gestão e controle, direitos e deveres dos
associados, autogestão, estatuto social, aspectos contábeis,
demonstrações contábeis, análise de balanço, indicadores de
balanço, indicadores para análise de gestão, plano de trabalho,
organização de reuniões, lavratura de atas do conselho fiscal,
elaboração do parecer do conselho fiscal.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de abril através do
site www.ocesc.org.br. A taxa de participação é de R$ 100.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3878 8800.



Fundador da Natura na Expogestão 201O
26/04/2010



O fundador da Natura, economista Antônio Luiz da Cunha Seabra é um
dos palestrantes da Expogestão - Congresso Nacional de Atualização
em Gestão e Feira de Produtos e Serviços da Gestão, agendada para o
período de 18 a 21 de maio, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville
(SC). A palestra a primeira da programação do dia 20. O evento é
realizado pela Ópera Eventos Corporativos e organizado pela Messe
Brasil Feiras & Promoções, e conta com apoio da Associação Comercial
e Industrial de Chapecó (ACIC).

Aos 25 anos de idade, Seabra se tornou gerente administrativo de um
laboratório, e dois anos depois inaugurou uma loja própria, em São
Paulo. Nascia a Natura, há 41 anos. Presente em sete países da América
Latina e na França, a Natura é líder no mercado de cosméticos,
fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta.

Para Seabra, a sustentabilidade apresenta conexão direta com o cultivo
da beleza e com o respeito ao ambiente, à natureza e às pessoas. Para o
público da Expogestão, ele vai mostrar como transformar sustentabilidade
na seiva vital de uma empresa e alcançar excelentes resultados fazendo o
que se acredita ser o certo.

A programação da oitava edição da Expogestão conta com nove palestrantes
e mediadores de renome nacional e internacional que trazem à Joinville
as mais novas tendências da gestão. As palestras e debates do Congresso
discutem assuntos em torno de grandes temas atuais como: futuro,
inovação, relacionamentos, cultura organizacional, economia e negócios,
gestão de pessoas, empreendedorismo e busca da excelência.

A expectativa da organização é de que mais de 2.500 pessoas –
número atingido em 2009 - assistam às palestras em 2010,
considerando a excelência da grade do Congresso e o fato de o
mercado não estar recessivo como em 2009. No ano passado, a
feira contou com 115 expositores e um público de mais de 10 mil
visitas. Os 35 workshops temáticos contaram com 1.400
participantes.

Os ingressos estão à venda no www.expogestao.com.br ou pelo
0800 606 4200.



Os benefícios da drenagem linfática na gestação

26/04/2010



A gravidez é um momento muito especial para a mulher, que representa a
geração de uma vida, uma semente para o futuro e a continuação da árvore
familiar. São meses que misturam sensações diferentes como a ansiedade
pela criança que virá ao mundo e preocupações relacionadas à saúde da
mamãe e do bebê. É um período marcado por mudanças físicas e
sistemáticas no corpo da mulher.

Durante a gestação há um aumento na produção hormonal, responsável por
várias modificações estruturais e musculares. Alguns dos hormônios
essenciais na gravidez são responsáveis pela tendência de reabsorver
sódio causando a retenção de líquido na gestante, principalmente nas
mãos, pés e pernas.

A fisioterapeuta da Clínica Reichmann, Fabíola K. Jung, explica que a
drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a
gestante, a partir do terceiro mês de gestação. É uma massagem suave e
lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido e diminuir os inchaços
comuns da gravidez, que aparecem principalmente no primeiro e no último
trimestre.

“A drenagem linfática trata as complicações decorrentes da gestação,
auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, bem como
de outros problemas relacionados às mudanças hormonais, tais como
enxaqueca, insônia, constipação intestinal e cansaço, além de
proporcionar relaxamento à gestante”, argumenta Fabíola.

A técnica estimula a circulação venosa e linfática, reduzindo a retenção
de líquido e diminuindo os inchaços típicos da gravidez, além de
estimular a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para
a amamentação; previne e combate às varizes e sensação de pernas
cansadas, combate à celulite e às estrias; alivia tensões e reduz dores
musculares. Além disso, a fisioterapeuta explica também que durante o
tratamento, as grávidas passam a se conhecer mais e aceitam melhor a
nova identidade corporal. Desta forma, a mulher passa a ter aumento do
bem-estar emocional, fortalecendo ainda mais o vínculo mãe-bebê.

A fisioterapeuta, alerta que a drenagem linfática é contraindicada para
grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose
venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas. “É importante
ressaltar que a drenagem linfática deve ser feita por fisioterapeutas,
pois a técnica mal executada pode estimular as contrações uterinas e
causar até a precipitação do parto a partir do sexto mês de gestação.
Podendo também comprometer a circulação e causar hematomas”, adverte
Fabíola.



Prevenção primária pode evitar cerca de 30% dos casos de câncer

26/04/2010

Desenvolver um trabalho de sensibilização aos colaboradores do Complexo
Unimed Chapecó com foco na prevenção do câncer. Este foi o objetivo da
palestra promovida pelo Centro de Oncologia da Unimed Chapecó, em
parceria com o Programa de Medicina Preventiva (Univida) e com a
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), ministrada pela
médica oncologista, Márcia Kotz, neste mês de abril, no auditório Dr.
Valmor Lunardi. A data marcou o Dia mundial de combate ao câncer
comemorada no dia 8 de abril.



A abertura do evento foi feita pelo enfermeiro e coordenador do Centro
de Oncologia da Unimed Chapecó, José Renato Weber. Ao abordar a
importância de hábitos preventivos, justificou que, segundo dados do
Instituto Nacional do Câncer (INCA) as neoplasias malignas constituem-se
na segunda causa de morte na população, desde 2003.

Márcia Kotz, explicou que câncer é o nome dado a um conjunto de mais de
100 doenças que possuem um crescimento desordenado de células. “Cerca de
30% dos casos podem ser evitados através de ações de prevenção primária
e 30% das mortes podem ser evitadas através de ações de detecção precoce
articuladas à ampliação do acesso ao tratamento adequado”, alertou.

Estimativas do INCA apontam para 2010, cerca de 236.240 novos casos de
câncer em homens. Nas mulheres, a previsão é de 253.030 casos através de
localização primária. Outros dados apresentados pela palestrante apontam
que 20 milhões de pessoas tem câncer no mundo e 500 mil novos casos
surgem por ano no Brasil. Ao alertar sobre os fatores de riscos e
hábitos preventivos, Márcia, salientou que o câncer não é apenas um
problema para os especialistas. Ele deve ser encarado por todos.

Entre os fatores de risco, foram apontados a dieta (37%), o tabaco
(31%), reprodutivo (7%), alcool (3%), geofísico (3%), reprodução (2%),
tratamento médico (1%) e poluição (2%). As causas atribuídas para a alta
mortalidade associada ao câncer estão relacionadas ao fumo, álcool,
hormônios reprodutivos, poluição de ar, água e alimentos, produtos
farmacêuticos, entre outros. A pré-disposição genética foi citada como
causa interna e o meio ambiente, hábitos, costumes foram apontados como
causas externas. “De 80 a 90% das causas, são ambientais, como por
exemplo o cigarro (câncer de pulmão) e a exposição solar (câncer de
pele), entre outros”.



De que forma pode ser feita a prevenção?

A prevenção pode ser feita de duas formas. Uma delas é através de
campanhas de saúde e a outra através de métodos de rastreamento e
detecção precoce do câncer, orientação aos pacientes e familiares quanto
aos exames específicos e capacitação da equipe de trabalho para prestar
assistência adequada.

Entre as atitudes preventivas, Márcia, orientou a mudança de hábitos
alimentares que, além de prevenir o câncer, contribuem para prevenção de
doenças cardíacas, obesidade, entre outras. Estimulou o consumo de
frutas, verduras, legumes e cereais que contém vitaminas e fibras e, com
isso, agem como defesas naturais do organismo. “Atenção para as
vitaminas em comprimidos. Elas não substituem os alimentos saudáveis”,
alertou.

A médica também estimulou a prática de atividades físicas e orientou
para os cuidados com os hábitos sexuais. Promiscuidade sexual, falta de
higiene, precocidade no início da vida sexual, variedade de parceiros,
entre outros, expõem para vírus como herpes vírus tipo II, papiloma
vírus, entre outros.



“O consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta
pobre em fibras, stress, vida sedentária, obesidade e tabagismo também
devem ser evitados para prevenir os tumores malignos”, finalizou.

No sábado, dia 10, foi realizada panfletagem na Avenida Getúlio Vargas,
visando orientar sobre medidas preventivas ao câncer.





Você sabia?

Câncer de Pulmão: É o mais comum de todos os tumores malignos,
apresentando aumento de 2% por ano na incidência mundial.

Estimativas de novos casos em 2010: 27.630

Número de mortes em 2008: 20.485



Câncer de Mama: Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é
o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a
cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é
relativamente bom.

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